Hostel: o que é e como funciona

Hostel Tiradentes Blog
Serviços
Passeios do Hostel

29 Dec 2019

Muito comumente chamados de albuergues, os hostels se diferenciam muito destes já que, no brasil, os albergues são acomodações voltadas à assistência social para pessoas em situação de rua. Mas então, afinal, o que é Hostel?

O que é hostel?

Muito menos formais e, por isso mesmo,  atraindo um público mais jovem, os hostels se diferenciam bastante dos demais tipos de opções de estadia, tais como hotéis, pousadas e pensões, por terem como principais características o compartilhamento e os preços baixos

Normalmente em um hostel, a ideia de compartilhamento é bem forte, sendo assim, o diferencial dos hostels é que neles você compartilha seu quarto, os banheiros, a cozinha e demais áreas comuns. 

Além disso, alguns deles mantém a cultura de comunidade muito acesa, incentivando a troca de livros, roupas etc;

A ideia é que pessoas de diversos lugares se encontrem e troquem experiências nesses lugares conhecidos por serem mais baratos e animados.

Qual a diferença do hostel para hotéis e pousadas?

Hotéis e pousadas se assemelham muito em proposta, sendo ambientes mais formais que tem como objetivo oferecer hospedagem para os mais diversos tipos de pessoas. Contudo, habitualmente, hoteis tendem a ser maiores tanto em capacidade de acomodação como em espaço físico. 

Pousadas tem equipes menores que hotéis, distribuindo diversas funções para um pequeno time de funcionários. A pousada também pode ser considerada um ambiente mais acolhedor e familiar, já que a equipe de trabalho costuma ser composta por uma família. 

Por que se hospedar em um hostel?

  1. Preço

Por terem como base de funcionamento o compartilhamento de quartos, os preços dos hostels são muito mais atrativos do que os de hotéis e pousadas, o que pode te possibilitar mais tempo no lugar que você quer visitar.

  1. Alegria

Por normalmente atrair pessoas mais jovens que os demais tipos de hospedagem e por incentivarem ao máximo a sociabilidade, os hostels costumam ser super animados, contando com bares internos, festas particulares, jogos com a galera e muito mais!

  1. Interação Social

A rotatividade de pessoas é grande, e os hostels costumam receber pessoas de diversas partes do mundo. Essa é uma grande oportunidade de conhecer pessoas diferentes, fazer amigos e conhecer novas culturas.

Como funciona o Hostel?

Agora que você já sabe o que é hostel, as diferenças entre ele, os hotéis e pousadas e já descobriu as vantagens de se hospedar em um, você precisa se preparar para a estadia, já que hostels não oferecem, necessariamente, as mesmas comodidades que estadias mais formais.

  1. Os quartos

Hostels podem oferecer quartos compartilhados mistos, femininos ou quartos para casal. Os hostels sempre oferecem roupa de cama e travesseiro, mas alguns podem cobrar à parte por toalha de banho e cobertor.

Uma dica importante é levar protetores de ouvido e máscara para dormir (caso seja sensível a luz). Isso porque, as pessoas no seu quarto tem horários diferentes dos seus e podem te incomodar com a luz ou com barulho.

  1. A cozinha

A cozinha dos hostels é aberta para quem quiser cozinhar. A cozinha vai incluir fogão, louças, talheres e panelas. Você também pode utilizar um pequeno espaço na geladeira (já que ela também é compartilhada). É importante lembrar que a limpeza da louça nos hostels costuma ser sua responsabilidade então, sujou, lavou!

  1. Os banheiros

Todos os produtos de higiene pessoal são de sua responsabilidade então, antes de sair, faça um check list para lembrar de tudo!

  1. Os armários

Para que você possa deixar suas coisas em segurança, a maioria dos hostels oferece um armário para acomodar sua mochila. (Os espaços são pequenos então maneire na bagagem!) Nem todos os hostels, porém, fornecem um cadeado. Então lembre-se de levar o seu.

Ainda tem alguma dúvida sobre hostels? Você pode seguir o Hostel Tiradentes no Instagram e saber mais sobre o dia a dia em um Hostel ou deixar sua pergunta nos comentários abaixo!

 

Posts Recentes

4 melhores cachoeiras em Tiradentes
05 Jan 2020